blog lithium | Lithium

Montanha: Travessia Cobiçado x Ventania

Publicado: 27/09/2019

Detalhes e informações sobre a Travessia Cobiçado x Ventania, em Petrópolis - RJ

Travessia Cobiçado x Ventania

 

A travessia Cobiçado x Ventania é uma das mais bonitas da região de Petrópolis. Todo seu trajeto se dá ao longo da crista das montanhas e é possível avistar a cidade do Rio de Janeiro e a Baía de Guanabara em quase toda sua extensão.  As montanhas ficam na divisa entre as cidades de Petrópolis e Magé.

A parte mais difícil é a subida do Cobiçado que é íngreme, mas é possível caminhar lentamente apreciando a paisagem da região e a diversidade da vegetação.

Extensão: 12km

Duração: de 6h a 9h de caminhada

Nível: semi pesado

 

Localização: a travessia pode ser feira subindo primeiro o Cobiçado ou o Ventania. Sugerimos começar pelo Cobiçado e terminar pelo Ventania.
O inicio da trilha pro Cobiçado é no Caxambu, no ponto final da linha de ônibus Caxambu Santa Izabel, ao lado da Igreja da vila Três Pedras. O ideal é deixar o carro próximo à Igreja, pois ao descer do Ventania, você chegará em um outro ponto mais acima do bairro Caxambu, logo, será preciso caminhar de volta até o carro.

 

A melhor época para fazer qualquer trilha ou travessia é o Inverno, mais especificamente entre os meses de Maio e Setembro, pois a chance de chuva e raios é mínima nessa época. O melhor horário para começar a subida é bem cedo, já que é uma trilha longa e que pode durar o dia todo.

Equipamentos: tenha sempre bons equipamentos. O montanhismo é um esporte que exige preparo físico, além de uma boa mochila, barraca de camping e equipamentos que sejam leves e funcionais, pois o peso faz muita diferença em qualquer caminhada na montanha.
Faça a trilha com uma roupa leve e se possível utilize bastões de caminhada para minimizar o esforço nos joelhos.
Leve sempre: um anorak (casaco corta vento e impermeável), 1,5 litros de água, isotônico, barra de proteína, gel carboidrato e alimentação para 9h de atividade.

Nunca faça trilhas sozinho e se possível, contrate um guia experiente caso não conheça a trilha.

A Lithium, marca petropolitana especializada em montanhas e natureza, organiza expedições pra várias montanhas de Petrópolis. Eles fazem particular ou também expedições agendadas onde divulgam as datas e tem um limite de pessoas. Levam sempre guias credenciados e organizam toda a logística de alimentação, transporte, horário e informam também os equipamentos necessários pra cada expedição. 
Além das expedições, eles tem várias roupas ideais para esse tipo de atividade.

 

Importante: apesar de não ter uma portaria ou controle para a trilha, a área pertence ao Parque Nacional Serra dos Órgãos e por isso, não é permitido pernoitar em nenhum ponto, a não ser que tenha uma autorização formal para isso.
Caso algum fiscal apareça, a pessoa estará sujeita a multa.
Fogueiras não são permitidas e lembre sempre de levar seu lixo de volta!

 

 

 

 

 

Voltar